'O Último Cabalista de Lisboa', de Richard Zimler, retrato histórico e rigoroso de uma época (2024)

Table of Contents
Sinopse Estatuto editorial

VILA NOVA Online – divulgar informação, opinião, publicidade

Dado o âmbito generalista, a VILA NOVA Online aborda de tudo um pouco, desde as Artes e a Cultura – artes do palco e artes plásticas, cinema, história, literatura, poesia, por exemplo -, à Política, passando pelo Ambiente ou pela Saúde e a Economia ou Responsabilidade Social, mas também o Desporto e o Reconhecimento públicos. As nossas referências fundam-se na liberdade individual e nos direitos humanos. Entre os nossos conteúdos, poderá encontrar uma série de temas transversais à sociedade contemporânea, nomeadamente o trabalho e as desigualdades sociais ou a ciência a tecnologia. A democracia e as liberdades cívicas e individuais, a vida das empresas, o ensino, as finanças, o lazer, a inclusão, entre tantos outros, marcam o rumo da nossa presença online.

Parcerias com VILA NOVA Online

Caso tenha interesse em estabelecer connosco alguma forma de colaboração ou parceria, poderá estabelecer um contacto inicial connosco através do endereço de email [emailprotected]. Poderá utilizar este endereço de email do jornal VILA NOVA Online para publicar artigos de opinião ou outros de sua autoria ou realizar a divulgação de conteúdos, nomeadamente sob a forma de notícias ou publicidade.

Efetuar o login em VILA NOVA Online

Para poder comentar a informação e opinião publicada neste jornal diário digital, isto é, efetuar comentários expressando a sua opinião sobre os diversos conteúdos publicados, terá obrigatoriamente de se registar, caso ainda o não tenha feito, e posteriormente efetuar o login em VILA NOVA Online. Por favor, no sentido de enriquecer a qualidade da publicação e fomentar o interesse de outros leitores deixe apenas comentários relacionados com o tema em apreço.

Sinopse

VILA NOVA Online é um órgão de comunicação social, com periodicidade periódica, existente num suporte e respetivo endereço online.

Este projeto, embora seja de caráter generalista – política, economia, sociedade, arte e cultura, ciência e tecnologia, desporto -, possui um âmbito de atuação sobretudo local e regional.

O VILA NOVA destina-se sobretudo a Famalicão e aos famalicenses. A Famalicão, uma vez que este é o seu ponto de partida geográfico para a sua existência; aos famalicenses, aqui nascidos e criados, residindo no concelho ou fora dele vivendo, quer em áreas limítrofes quer até mesmo espalhados pelo mundo, mas também os adotivos, caso daqueles que aqui residem ou trabalham, porquanto todos estes serão o seu público-alvo.

O VILA NOVA pretende assim ser um espaço de encontro, diálogo, debate, de aprofundamento relacional entre todos os seus leitores. Será, por essa razão, produzido também por famalicenses, no fundo, aqueles que aqui nasceram ou que com a cidade e o concelho têm uma relação pessoal de proximidade e intimidade.

Sendo o VILA NOVA um título que já previamente existiu nesta localidade – Vila Nova de Famalicão – vai lá buscar-lhe o nome em função de princípios subjacentes à fundação do órgão que lhe deu o nome: a democracia, a liberdade de expressão e a existência de uma opinião pública forte, interveniente e civicamente responsável, mas também assertiva nas suas apreciações e nos seus pontos de vista.

Por outro lado, este renovado VILA NOVA pretende enquadrar-se de forma plena na civilização contemporânea e no mundo de novas tecnologias e novas formas de atuação e convívio sociais que lhe são correspondentes. Entende por isso, a expressão “Vila” como um conceito de natureza histórica, em que o centro urbano ou o aglomerado urbano é um local habitado pelos cidadãos, mas em que estes têm os seus direitos, mas também os seus deveres. Vai ainda um pouco mais além, concretizando o adjetivo “Nova” no sentido da forma inter-relacional que os centros urbanos dos nossos dias têm vindo a desenvolver, atuando com frequência de forma conjunta ou interagindo entre si, estejam eles e os seus cidadãos a curta ou a longa distância.

Do exposto resulta que o VILA NOVA incidirá a sua ação sobretudo na análise e contextualização do evento noticioso, frequentemente por via da reportagem, da entrevista e do inquérito, mas também da opinião entre outras.

Estatuto editorial

VILA NOVA Online é um órgão de comunicação generalista que, tendo a sua sede em Vila Nova de Famalicão e partindo de um âmbito regional e vocacionado para a esfera local, se afirma como um espaço de cidadania ativa e participativa e se desenvolve num quadro contemporâneo de profundas mudanças civilizacionais e tecnológicas.

A VILA NOVA Online reveste a forma de uma publicação digital, com lugar próprio numa plataforma online. Apresentando uma periodicidade de produção informativa diária, a publicação apresenta caráter de divulgação de tipo genérico e diversificado, nomeadamente em diversos campos de atividade nos planos político, económico, social, artístico e cultural, corresponde às motivações e interesses de um público diferenciado e heterogéneo.

As opções editoriais relativamente aos artigos e notícias publicadas em VILA NOVA obedecem a uma constante disponibilidade para a análise, contextualização e produção de opinião em torno dos acontecimentos e situações que ocorrem sobretudo no quotidiano local e regional e não têm qualquer tipo de hierarquia prévia entre os diversos conteúdos, sem ainda assim perder de vista as interações globais da sociedade contemporânea. Estas escolhas são orientadas por critérios de rigor, originalidade e criatividade editorial e não têm qualquer dependência de ordem política, económica e/ou ideológica.

VILA NOVA Online participa no debate das questões que se colocam à sociedade portuguesa na perspetiva da transformação do espaço interno, mas também dos quadros europeu e internacional de relações em que Portugal se inscreve.

Os artigos e notícias em VILA NOVA Online respondem perante a legislação em vigor e os seus leitores, numa relação rigorosa e transparente e cujos limites são a privacidade de cada cidadão e o seu reconhecimento e credibilidade públicas.

Nos termos da legislação em vigor, em particular o Artigo 17º da Lei 2/99, de 13 de janeiro, que estabelece a Lei de Imprensa, a VILA NOVA compromete-se a assegurar o respeito pelos princípios deontológicos e pela ética profissional dos jornalistas, assim como pela boa fé dos leitores.

'O Último Cabalista de Lisboa', de Richard Zimler, retrato histórico e rigoroso de uma época (2024)
Top Articles
Latest Posts
Article information

Author: Prof. An Powlowski

Last Updated:

Views: 5767

Rating: 4.3 / 5 (44 voted)

Reviews: 91% of readers found this page helpful

Author information

Name: Prof. An Powlowski

Birthday: 1992-09-29

Address: Apt. 994 8891 Orval Hill, Brittnyburgh, AZ 41023-0398

Phone: +26417467956738

Job: District Marketing Strategist

Hobby: Embroidery, Bodybuilding, Motor sports, Amateur radio, Wood carving, Whittling, Air sports

Introduction: My name is Prof. An Powlowski, I am a charming, helpful, attractive, good, graceful, thoughtful, vast person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.